AMPA Automedição da PA no domicílio
AMPA é o acrónimo de "Auto Medição da Pressão Arterial" feita no domicílio. De acordo com as recomendações europeias, uma vez confirmado o diagnóstico de hipertensão, os hipertensos devem ser aconselhados a adquirir um dispositivo para AMPA cuja utilização importa várias vantagens para médicos e utentes:
- a PA média obtida corresponde à PA real do indivíduo porque o "efeito da bata branca" está anulado;
- Permite aos indivíduos fazerem tantas medições quantas as que quiserem no seu ambiente próprio, não tem custos adicionais e , muito importante, envolve-os na gestão da doença;
- Aumenta a adesão ao tratamento;
- A AMPA e a AOBP refletem a PA média do período de vigília e são complementares;
- A utilização conjunta da AOBP e AMPA facilita o juízo médico na avaliação do grau de controlo tensional.
Algumas notas a reter
- Medições isoladas da PA feitas no domicílio não são AMPA. São coisas distintas. Se o valor for normal, excelente. Se estiver elevado, o utente deverá fazer AMPA segundo o protocolo atrás indicado.
- Não esquecer que, à semelhança da AOBP, a AMPA é a média de um conjunto de várias medições da PA feitas no domicílio que reflete a PA média do período de vigília.
- Deve ser dada particular importância à colocação da braçadeira no braço não dominante, a nível do coração.
- A principal causa de erro na automedição da PA é o incorrecto posicionamento da braçadeira impedindo que o sensor esteja sobre o pulso arterial acima da prega do sangradouro.
- A questão da fiabilidade das medições explica a desvalorização da AMPA por muitos médicos que acabam por não a recomendar.